Iluminação - Objetivos e principais tipos

domingo, 3 de outubro de 2010


      Basicamente temos dois objetivos com a iluminação: obtenção de boas condições de visão, segurança e orientação, ligado às atividades produtivas, é a luz da razão. E iluminação como meio de ambientação do espaço, é a luz da emoção.

      Para as atividades produtivas, ou iluminação da razão, podemos ter:

·         Iluminação geral – Distribuição regular das luminárias. Tem como principal vantagem uma grande flexibilidade na disposição interna do ambiente. Como desvantagem pode-se citar alto consumo de energia, não atende as necessidades especiais de iluminância mais elevados.

·         Iluminação localizada - Concentra-se as luminárias na região de interesse.  Tem como vantagem economia em energia e podem ser posicionadas de forma a evitar ofuscamentos, sombras indesejáveis e reflexões. Apresenta a desvantagem de necessitar mudança do local da luminária em caso de mudança de layout.
 
Iluminação localizada

·         Iluminação de tarefa – Luminárias próximas do plano de trabalho iluminando uma área bastante restrita. Vantagem na economia de energia e de controle dos efeitos luminotécnicos. Como desvantagem podemos citar a menor flexibilidade e o fato de precisar de iluminação complementar.

 
Iluminação de tarefa

      Para a iluminação da emoção, podemos ter:

·         Luz de destaque – Coloca-se em destaque algo no interior, como um objeto por exemplo. Chamando a atenção da nossa visão.

·         Luz de efeito – O objeto aqui destacado é a própria iluminação, como efeitos de luz e sombra, fachos de luz na parede, etc.

·         Luz decorativa – O que realmente importa não é a iluminação, mas o objeto que produz luz. Ex: Lustres antigos, destacando o objeto mais do que iluminando o ambiente.

                                      Luz decorativa
·         Luz arquitetônica – Obtida quando posicionamos a iluminação dentro de elementos arquitetônicos, como sancas, corrimões, etc.
          Luz arquitetônica
OSRAM. Iluminação - Conceitos e projetos.

0 comentários:

Postar um comentário