Mostrando postagens com marcador Didáticos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Didáticos. Mostrar todas as postagens
0

Aprender a estudar - Parte III

quinta-feira, 3 de março de 2011

O lado interno do estudante

Duas pessoas de capacidades semelhantes podem obter resultados muito distintos, dependendo da maneira que encare os estudos. A motivação, a autoconfiança e a persistência podem fazer verdadeiros “milagres” nos seus rendimentos.

Podemos dividir o tipo de atitude de uma pessoa, voltada para o estudo, em dois grupos: as atitudes positivas e as negativas.

Positivas – Se revelam principalmente na motivação, na autoconfiança e na persistência. Como resultado, apresentamos facilidade no aprendizado e a retenção das informações por tempo maior.

Negativas – Normalmente apresenta desinteresse, falta de motivação, desânimo perante as dificuldades. Resultando num travamento do aprendizado e aceleração do esquecimento.

Motivação

O segredo do sucesso está na motivação


A motivação é uma espécie de força que nos impulsiona a atingir os objetivos.

Para tudo onde desejarmos obter sucesso, devemos possuir bastante motivação, mas não em exagero. Motivação forte nos dá forças para atingir nossos objetivos, motivação em excesso nos deixa ansiosos e até com medo de falhar.

A motivação é o acelerador do aprendizado!

Um estudante motivado, assim como uma criança jogando vídeo-game, normalmente nem se dá conta que as horas voaram, não interrompem a atividade, nem dispersam a concentração.
Dá pra sentir o quanto eles estão preocupados com o mundo lá fora não dá?

Nosso cérebro é seletivo, o que você não quer, ele não guarda. Tudo o que for significativo e interessante permanece por mais tempo na memória e pode ser recordado com facilidade (daí a idéia que não se esquece primeiro beijo, entre outros).

E você como anda? Motivado? Tem uma mente positiva? No próximo post, falarei mais um pouco sobre motivação e sobre autoconfiança.

0

Aprender a estudar - Parte II

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Tópicos da segunda parte
  •       Por que ter um cronograma?
  •       Tarefas extra-escolares
Por que ter um cronograma?


             O Cronograma é a ferramenta que faz o estudante (Lembre-se que o cronograma pode e deve ser utilizado em qualquer atividade da nossa vida, não só para os estudos) trabalhar regularmente. Ao montar o seu cronograma de estudos, prefira marcar todos os dias no mesmo horário e mesmo local. 

            Depois de montar o cronograma, nos deparamos com mais um problema que é “seguir o cronograma”. Aqui nós temos um exercício de disciplina, é onde encontramos a necessidade de assumir posição autodidata, assumir que você é responsável por tudo o que lhe acontece. Talvez essa disciplina seja a parte mais difícil quando se trata de estudar, é aí que entra a motivação, tema que será abordado em uma futura postagem.

            Obedecer ao seu cronograma, além de ser este exercício de disciplina, é um trunfo fundamental para o sucesso nos estudos e na vida, afinal pessoas organizadas economizam tempo, dinheiro e energia.

Lembre-se: A melhor maneira de colher bons frutos no futuro, é adquirindo bons hábitos agora!

            O trabalho regular é a única forma de prevenir a fadiga, o medo e confusões (sensações facilmente vistas nas escolas em vésperas de vestibular).

Tarefas extra-escolares

Enfim, quem não quer isso? ;]
            É sabido que todos nós além da vida escolar/acadêmica, precisamos de atividades extra-escolares. O que deve ser observado aqui, é o modo de aproveitar melhor o tempo. Esse melhor aproveitamento do tempo, pode ser conseguido escolhendo as melhores atividades.

            A dica é escolher aquelas que favoreçam a saúde, a convivência e a extração de informações sobre o mundo do trabalho.

Saúde – Sempre será boa ocupação aquela que proteger a saúde, que mantém e/ou restaura o bem estar físico e psicológico.
Ex.: Música, dança, prática de esportes e leitura.

Convivência – É na convivência que se ampliam e aprofundam as relações humanas, que são indispensáveis à vida, já que, normalmente, quem falha nas relações pessoais quase sempre falha na vida.

Contato com o mundo do trabalho – A maneira mais simplificada de se manter contato com o mundo do trabalho é conversar com pessoas de cursos e carreiras profissionais distintas. Este contato ajuda a descobrir sua vocação profissional.

2

Aprender a estudar - Parte I

domingo, 24 de outubro de 2010

Elementos desta primeira parte:
·         Objetivo do texto
·         Horário
·         Pausas
Objetivo do texto

Por que escrever sobre “aprender a estudar”? Porque muitas pessoas não sabem estudar. Este texto tem como objetivo ajudar o leitor a repensar a sua forma de estudar, fazer testes e observar (e, claro, festejar) os resultados.

Horário
           Uma pessoa com metas terá sempre que investir no estudo tanto, e muitas vezes até mais, do que nas outras ocupações. São necessários alguns cuidados na hora de selecionar os horários de estudo, aqui estão alguns deles:

Rotina – Mais valem 2 horas diárias, do que 14 horas diretas em um único dia da semana. É recomendado que se utilize um cronograma, elaborado por você mesmo de acordo com suas ocupações extra-escolares.

Horário de melhor rendimento - Geralmente as pessoas tem rendimento intelectual melhor de manhã, do que a tarde e do que a noite. Mas cada pessoa possui seu próprio ritmo, o ideal é que se descubra qual o seu melhor horário.

Alimentação - Deve-se também evitar o estudo logo após refeições pesadas, assim como antes de dormir.

Pausas

           Há pessoas que têm a ilusão de que estudar sem pausa melhora o rendimento. Para aprender, devemos nos empenhar com entusiasmo, durante um tempo mínimo (estima-se que meia hora), mas esse tempo não deve se prolongar demais.

Quando se está a muito tempo numa tarefa, emperrado com alguma situação mais complexa ou quando o pensamento está se dispersando, é a hora de dar uma pausa, quando falo de pausas me refiro a pequenas pausas de aproximadamente 10 minutos, onde você possa andar, beber água, ir ao banheiro, fazer algum alongamento, etc. Mas nesse tempo, não se deve fazer nenhuma atividade que possa prendê-lo. 
Ex.: Vídeo-games, televisão.

Intercalar diferentes disciplinas pode ser uma alternativa para sair da fadiga. Um novo tema pode trazer consigo nova motivação e renovação de energias para continuar, tendo apenas o cuidado de escolher  um tema que não tenha relação próxima com o anterior.  Por exemplo, é muito mais fácil confundir os números 336498 e 336489 do que confundir 336498 com 758465. Porque os primeiros são semelhantes enquanto os outros são bastante distintos.

Pode-se utilizar como base, a regra de 10 minutos de pausa a cada 1 hora de estudo.