Aprender a estudar - Parte II

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Tópicos da segunda parte
  •       Por que ter um cronograma?
  •       Tarefas extra-escolares
Por que ter um cronograma?


             O Cronograma é a ferramenta que faz o estudante (Lembre-se que o cronograma pode e deve ser utilizado em qualquer atividade da nossa vida, não só para os estudos) trabalhar regularmente. Ao montar o seu cronograma de estudos, prefira marcar todos os dias no mesmo horário e mesmo local. 

            Depois de montar o cronograma, nos deparamos com mais um problema que é “seguir o cronograma”. Aqui nós temos um exercício de disciplina, é onde encontramos a necessidade de assumir posição autodidata, assumir que você é responsável por tudo o que lhe acontece. Talvez essa disciplina seja a parte mais difícil quando se trata de estudar, é aí que entra a motivação, tema que será abordado em uma futura postagem.

            Obedecer ao seu cronograma, além de ser este exercício de disciplina, é um trunfo fundamental para o sucesso nos estudos e na vida, afinal pessoas organizadas economizam tempo, dinheiro e energia.

Lembre-se: A melhor maneira de colher bons frutos no futuro, é adquirindo bons hábitos agora!

            O trabalho regular é a única forma de prevenir a fadiga, o medo e confusões (sensações facilmente vistas nas escolas em vésperas de vestibular).

Tarefas extra-escolares

Enfim, quem não quer isso? ;]
            É sabido que todos nós além da vida escolar/acadêmica, precisamos de atividades extra-escolares. O que deve ser observado aqui, é o modo de aproveitar melhor o tempo. Esse melhor aproveitamento do tempo, pode ser conseguido escolhendo as melhores atividades.

            A dica é escolher aquelas que favoreçam a saúde, a convivência e a extração de informações sobre o mundo do trabalho.

Saúde – Sempre será boa ocupação aquela que proteger a saúde, que mantém e/ou restaura o bem estar físico e psicológico.
Ex.: Música, dança, prática de esportes e leitura.

Convivência – É na convivência que se ampliam e aprofundam as relações humanas, que são indispensáveis à vida, já que, normalmente, quem falha nas relações pessoais quase sempre falha na vida.

Contato com o mundo do trabalho – A maneira mais simplificada de se manter contato com o mundo do trabalho é conversar com pessoas de cursos e carreiras profissionais distintas. Este contato ajuda a descobrir sua vocação profissional.

0 comentários:

Postar um comentário