Aprender a estudar - Parte III

quinta-feira, 3 de março de 2011

O lado interno do estudante

Duas pessoas de capacidades semelhantes podem obter resultados muito distintos, dependendo da maneira que encare os estudos. A motivação, a autoconfiança e a persistência podem fazer verdadeiros “milagres” nos seus rendimentos.

Podemos dividir o tipo de atitude de uma pessoa, voltada para o estudo, em dois grupos: as atitudes positivas e as negativas.

Positivas – Se revelam principalmente na motivação, na autoconfiança e na persistência. Como resultado, apresentamos facilidade no aprendizado e a retenção das informações por tempo maior.

Negativas – Normalmente apresenta desinteresse, falta de motivação, desânimo perante as dificuldades. Resultando num travamento do aprendizado e aceleração do esquecimento.

Motivação

O segredo do sucesso está na motivação


A motivação é uma espécie de força que nos impulsiona a atingir os objetivos.

Para tudo onde desejarmos obter sucesso, devemos possuir bastante motivação, mas não em exagero. Motivação forte nos dá forças para atingir nossos objetivos, motivação em excesso nos deixa ansiosos e até com medo de falhar.

A motivação é o acelerador do aprendizado!

Um estudante motivado, assim como uma criança jogando vídeo-game, normalmente nem se dá conta que as horas voaram, não interrompem a atividade, nem dispersam a concentração.
Dá pra sentir o quanto eles estão preocupados com o mundo lá fora não dá?

Nosso cérebro é seletivo, o que você não quer, ele não guarda. Tudo o que for significativo e interessante permanece por mais tempo na memória e pode ser recordado com facilidade (daí a idéia que não se esquece primeiro beijo, entre outros).

E você como anda? Motivado? Tem uma mente positiva? No próximo post, falarei mais um pouco sobre motivação e sobre autoconfiança.

0 comentários:

Postar um comentário